A Água Potável: Recurso Natural Não Renovável
A história de uma menina que faltava ás aulas
Olá, chamo-me Diana, tenho 10 anos e vivo no limite oriental do mar mediterrâneo. Estou à espera da minha mãe e dos meus irmãos para irmos buscar água.
Hoje, tal como ontem e anteontem, não fui à escola. Devido aos bombardeamentos, a minha mãe não nos deixou sair de casa, até hoje. Mesmo que deixasse, não poderia ir à escola, uma parte está destruída, bem como os hospitais, postes e condutas de electricidade, e as preciosas cisternas que conservam a pouca água que por aqui cai.
Aqueles recipientes têm de carregar água suficiente para mim e também para a minha família, somos cinco, ao todo. Mas o pior nem é termos de carregar a água, quando chegamos a casa ainda a temos de descontaminar, pois aqui o sistema de saneamento, não é como o vosso. Por exemplo, eu não tenho água canalizada, mas a escola tem e o hospital também.
Temos acesso a muito pouca água, e a água que usamos está contaminada, tanto pelas águas do mar que invadem cada vez mais os nossos preciosos aquíferos, ou porque junto aos nossos poços, foram construídos aterros sanitários. Sim, é verdade, o nosso poço, ao lado de nossa casa, é abastecido por um veio que passa mesmo por baixo de um aterro sanitário, daqueles onde é depositado o lixo. O meu irmão mais novo está sempre doente, e por isso, vai com frequência ao hospital, tem os lábios azuis, e muitas diarreias, o meu pai diz que é da água, pois todos nós já ficámos doentes como ele.
O meu pai é agricultor e queixa-se do mesmo, para além de já termos pouca água, a que temos não tem qualidade e não é suficiente, o que ainda complica mais as coisas. Porque não produzimos alimentos suficientes, temos de os comprar, bem mais caros, aos nossos vizinhos. Como a água engarrafada, como não temos acesso ao rio Jordão, não podemos possuir industrias de comércio de água e se não as temos, também vamos comprar aos nossos vizinhos, e também ela mais cara. Já temos pouco dinheiro, e o que temos é para sobreviver, como podem perceber.
A água como arma de guerra
Esta imagem foi tirada em Gaza, um pequeno território palestiniano, na margem do Mediterrâneo oriental, assolado por conflitos com o seu "vizinho" Estado de Israel.
Uma das armas utilizadas, e mais eficazes neste tipo de conflitos, são os recursos. A partir do momento em que se fragiliza o lado adversário, se retiram, ou indisponibilizam os recursos básicos à vida de um país, está-se em vantagem. Este conflito tem muitas teorias, no entanto o que nos interessa aqui, é analisar o impacto que os conflitos têm no desenvolvimento humano, como se refletem na vida dos países. Este é um exemplo, que se pode generalizar a muitos outros conflitos no mundo.
Segundo o testemunho de "Diana", a água é essencial para todos os setores da vida de um ser humano.
Podemos identificar vários momentos da sua vida e da sua família, onde a qualidade de vida é afetada pelo difícil acesso à água.
1- Identifica no texto, momentos onde sejam visíveis, as consequências da carência de água.
1.1 Um momento que se reflita na Educação;
1.2 Dois momentos que ponham em causa a Saúde;
1.3 Um momento onde seja a Economia, a afetada
1.4 Imagina que amanhã acordas em casa da Diana, o que mudaria na tua vida? Elabora um texto onde refiras quatro aspectos em que a tua vida iria mudar se trocassem de lugares.
Enfrentar a escassez...
A história de uma menina que faltava ás aulas
Olá, chamo-me Diana, tenho 10 anos e vivo no limite oriental do mar mediterrâneo. Estou à espera da minha mãe e dos meus irmãos para irmos buscar água.
“TROUBLED WATERS – PDFAW”,2009,AI |
Temos acesso a muito pouca água, e a água que usamos está contaminada, tanto pelas águas do mar que invadem cada vez mais os nossos preciosos aquíferos, ou porque junto aos nossos poços, foram construídos aterros sanitários. Sim, é verdade, o nosso poço, ao lado de nossa casa, é abastecido por um veio que passa mesmo por baixo de um aterro sanitário, daqueles onde é depositado o lixo. O meu irmão mais novo está sempre doente, e por isso, vai com frequência ao hospital, tem os lábios azuis, e muitas diarreias, o meu pai diz que é da água, pois todos nós já ficámos doentes como ele.
O meu pai é agricultor e queixa-se do mesmo, para além de já termos pouca água, a que temos não tem qualidade e não é suficiente, o que ainda complica mais as coisas. Porque não produzimos alimentos suficientes, temos de os comprar, bem mais caros, aos nossos vizinhos. Como a água engarrafada, como não temos acesso ao rio Jordão, não podemos possuir industrias de comércio de água e se não as temos, também vamos comprar aos nossos vizinhos, e também ela mais cara. Já temos pouco dinheiro, e o que temos é para sobreviver, como podem perceber.
A água como arma de guerra
Esta imagem foi tirada em Gaza, um pequeno território palestiniano, na margem do Mediterrâneo oriental, assolado por conflitos com o seu "vizinho" Estado de Israel.
Uma das armas utilizadas, e mais eficazes neste tipo de conflitos, são os recursos. A partir do momento em que se fragiliza o lado adversário, se retiram, ou indisponibilizam os recursos básicos à vida de um país, está-se em vantagem. Este conflito tem muitas teorias, no entanto o que nos interessa aqui, é analisar o impacto que os conflitos têm no desenvolvimento humano, como se refletem na vida dos países. Este é um exemplo, que se pode generalizar a muitos outros conflitos no mundo.
Segundo o testemunho de "Diana", a água é essencial para todos os setores da vida de um ser humano.
Podemos identificar vários momentos da sua vida e da sua família, onde a qualidade de vida é afetada pelo difícil acesso à água.
1- Identifica no texto, momentos onde sejam visíveis, as consequências da carência de água.
1.1 Um momento que se reflita na Educação;
1.2 Dois momentos que ponham em causa a Saúde;
1.3 Um momento onde seja a Economia, a afetada
1.4 Imagina que amanhã acordas em casa da Diana, o que mudaria na tua vida? Elabora um texto onde refiras quatro aspectos em que a tua vida iria mudar se trocassem de lugares.
Enfrentar a escassez...
A água é um recurso intensamente desenvolvido e fisicamente escasso numa série de economias emergentes e também em partes da África Oriental e Austral. Muitos países de baixos rendimentos dispõem de água suficiente para satisfazer as suas necessidades, mas esta é economicamente escassa por incapacidade financeira, humana e técnica de a gerir. Outros países sofrem com o excesso de água sob a forma de inundações. A variabilidade climática e eventos extremos. como secas e cheias, aumentarão as dificuldades de gestão e abastecimento."
Fonte: Adaptado de Relatório Europeu sobre Desenvolvimento 2011/2012, ECDPM, 2013
2. Quais os problemas relatados neste texto?
2.1 Quais os países que mais sentem os problemas identificados?
2. Quais os problemas relatados neste texto?
2.1 Quais os países que mais sentem os problemas identificados?
Foto: AFP/Arquivos MOHAMMED ABED |
“A água potável e o saneamento sempre foram fundamentais para o desenvolvimento humano. Quando as pessoas se encontram privadas de água potável e de saneamento, confrontam-se com oportunidades diminuídas de realizarem o seu potencial enquanto seres humanos. A água imprópria para consumo e o saneamento inadequado constituem dois dos principais catalisadores da pobreza e da desigualdade mundiais.
Ceifam milhões de vidas, destroem meios de subsistência, comprometem a dignidade e reduzem as perspectivas de crescimento económico. As pessoas carenciadas, em geral, e as mulheres e as crianças carenciadas, em particular, suportam o fardo dos custos humanos."
Ceifam milhões de vidas, destroem meios de subsistência, comprometem a dignidade e reduzem as perspectivas de crescimento económico. As pessoas carenciadas, em geral, e as mulheres e as crianças carenciadas, em particular, suportam o fardo dos custos humanos."
Relatório do Desenvolvimento Humano 2006 "A Água para lá da escassez:
poder, pobreza e a crise mundial da água" PNUD
3 Segundo o texto, quais os principais catalisadores (incentivos) da pobreza e da desigualdade?
3.1 Quais as consequências destes para o desenvolvimento humano?
3 Segundo o texto, quais os principais catalisadores (incentivos) da pobreza e da desigualdade?
3.1 Quais as consequências destes para o desenvolvimento humano?
3.2 Quais os grupos mais vulneráveis?
"No início do século XXI, vivemos num mundo de prosperidade sem precedentes. No entanto, milhões de crianças morrem anualmente por falta de um copo de água potável e de instalações sanitárias. Mais de mil milhões de pessoas não dispõem de acesso a água potável — mais do dobro não tem acesso a um saneamento adequado. Entretanto, o acesso inadequado à água enquanto recurso produtivo condena milhões de pessoas a vidas de pobreza e de vulnerabilidade. Este relatório documenta a violação sistemática do direito à água, identifica as causas subjacentes à crise e estabelece uma agenda para a mudança."
Relatório do Desenvolvimento Humano 2006 "A Água para lá da escassez:
poder, pobreza e a crise mundial da água" PNUD
Podes consultar os relatórios desenvolvimento humano aqui:
http://www.pnud.org.br/HDR/Relatorios-Desenvolvimento-Humano
Tabelas de águas extraídas por setor e fonte dos países da bacia do Mediterrâneo
Fonte: http://www.fao.org/
O último quadro pretende analisar o acesso a recursos hídricos dos países da bacia do Mediterrâneo.
1- Elabora um texto onde identifiques:
Os três países com precipitação média mais elevada
Os três países com menor precipitação registada.
Destes seis países, apresenta o total de recursos hídricos internos e calcula os total de recursos hídricos externos que cada um recebe.
Quais são os três países com maior e menor percentagem de dependência?
O que concluis, após analisar estes números?
Bom trabalho!
Podes consultar os relatórios desenvolvimento humano aqui:
http://www.pnud.org.br/HDR/Relatorios-Desenvolvimento-Humano
Tabelas de águas extraídas por setor e fonte dos países da bacia do Mediterrâneo
Total de água extraída
|
Por Setor
|
Total
|
Total per capita
| ||
Agricultura
|
Municipal
|
Indústria
| |||
Portugal
|
6.178
|
1.086
|
1.64
|
8.463
|
814.1
|
Espanha
|
19.64
|
5.765
|
7.056
|
32.46
|
694.3
|
França
|
3.143
|
5.775
|
21.92
|
31.62
|
508.3
|
Itália
|
12.89
|
9.095
|
16.29
|
45.41
|
789.7
|
Grécia
|
8.458
|
0.846
|
0.167
|
9.471
|
855.8
|
Turquia
|
34
|
6.2
|
4.3
|
40.1
|
577
|
Síria
|
14.67
|
1.475
|
0.6154
|
16.76
|
856.8
|
Líbano
|
0.78
|
0.38
|
0.15
|
1.31
|
316.4
|
Israel
|
1.016
|
0.712
|
0.113
|
1.954
|
282
|
TPO Gaza
|
0.189
|
0.2
|
0.029
|
0.418
|
112.2
|
Egito
|
59
|
5.3
|
4
|
68.3
|
1 000
|
Líbia
|
3.584
|
0.61
|
0.132
|
4.326
|
810.1
|
Tunísia
|
2.165
|
0.365
|
0.11
|
2.85
|
292.3
|
Argélia
|
3.502
|
1.581
|
0.9509
|
5.723
|
175.7
|
Marrocos
|
9.156
|
1.063
|
0.212
|
10.43
|
320.7
|
Total de água extraída
|
Por Fonte
|
Total
Água doce
|
Uso de águas tratadas
| ||
Superficial
|
Subterrânea
|
Dessalinizada
| |||
Portugal
|
---
|
---
|
8.458
|
0.0016
|
0.003
|
Espanha
|
26.16
|
5.7
|
31.86
|
0.1002
|
0.496
|
França
|
25.49
|
5.71
|
31.2
|
0.0117
|
0.411
|
Itália
|
---
|
---
|
45.08
|
0.0973
|
0.045
|
Grécia
|
5.783
|
3.651
|
9.434
|
0.01
|
0.104
|
Turquia
|
31.5
|
12.42
|
40.05
|
0.0005
|
0.049
|
Síria
|
---
|
---
|
14,4
|
---
|
0,55
|
Líbano
|
0.396
|
0.7
|
1.096
|
0.0473
|
0.002
|
Israel
|
---
|
---
|
1.419
|
0,14
|
0.469
|
TPO (F.G.)
|
0
|
0
|
0,408
|
---
|
0,01
|
Egito
|
---
|
7.043
|
57.03
|
0,1
|
0.7
|
Líbia
|
0
|
4.308
|
4.308
|
0.018
|
---
|
Tunísia
|
0.928
|
1.881
|
2.809
|
0.013
|
0.068
|
Argélia
|
---
|
---
|
5.706
|
0.017
|
---
|
Marrocos
|
8.251
|
2.322
|
10.35
|
0.007
|
0.07
|
Segundo as tabelas que observaste:
1- Qual o setor onde empregamos mais água? Quais os países que não seguem esta tendência? Encontras alguma justificação? Qual?
1- Qual o setor onde empregamos mais água? Quais os países que não seguem esta tendência? Encontras alguma justificação? Qual?
Recursos Hídricos por País
Países
|
Precipitação Média 1961-1990 (Km³/ano)
|
Total de Recursos hídricos renováveis internos
(Km³/ano)
|
Total de Recursos hídricos renováveis internos e externos
(reais)
(Km³/ano)
|
Total de Recursos hídricos renováveis per capita
(m³/ano)
em 2000
|
Percentagem de Dependência
%
|
Portugal
|
78,6
|
38
|
68,7
|
6 859
|
44,7
|
Espanha
|
321,7
|
111,2
|
111,5
|
2 794
|
0,3
|
França
|
478
|
178,5
|
203,7
|
3 439
|
12,4
|
Itália
|
250,8
|
182,5
|
191,3
|
3 325
|
4,6
|
Grécia
|
86,1
|
58
|
74,3
|
6 998
|
21,9
|
Turquia
|
459,5
|
227
|
229,3
|
3 439
|
1
|
Síria
|
46,7
|
7
|
26,3
|
1 622
|
80,3
|
Líbano
|
6,9
|
4,8
|
4,4
|
1 261
|
0,8
|
Israel
|
9,2
|
0,8
|
1,7
|
276
|
55,1
|
TPO Gaza
|
0,1
|
0,0
|
0,1
|
17,9
|
52
|
Egito
|
51,4
|
1,8
|
58,3
|
859
|
96,9
|
Líbia
|
98,5
|
0,6
|
0,6
|
113
|
0
|
Tunísia
|
33,9
|
4,2
|
4,6
|
482
|
9
|
Argélia
|
211,5
|
13,9
|
14,3
|
473
|
2,9
|
Marrocos
|
154,7
|
29
|
29
|
971
|
0
|
O último quadro pretende analisar o acesso a recursos hídricos dos países da bacia do Mediterrâneo.
1- Elabora um texto onde identifiques:
Os três países com precipitação média mais elevada
Os três países com menor precipitação registada.
Destes seis países, apresenta o total de recursos hídricos internos e calcula os total de recursos hídricos externos que cada um recebe.
Quais são os três países com maior e menor percentagem de dependência?
O que concluis, após analisar estes números?
Bom trabalho!
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