Riscos, Ambiente e Sociedade

O que é a Resiliência?

http://saude.ig.com.br/
“Entende-se por resiliência humana a capacidade de resposta ou adaptação das pessoas. A maioria das pessoas é resiliente até certo ponto, podendo, por exemplo, adaptar-se a problemas de menor dimensão. Contudo, a capacidade de adaptação a problemas maiores ou persistentes (por exemplo, as alterações climáticas ou situações de guerra) varia de acordo com as suas circunstâncias. O ajustamento necessário depende da natureza do problema e das condições de vida de pessoas afectadas. Os indivíduos que estão em melhores circunstâncias e têm mais facilidade de adaptação são mais resilientes”
Fonte: Relatório de Desenvolvimento Humano 2014, PNUD, 2014
Gomes, Ana; Boto, Anabela Santos; Lopes, António; Pinto, Hélio “Fazer Geografia”, Porto Editora

Rumo à resiliência humana: Conceitos e Definições

A Resiliência é usada de diversas formas por diferentes disciplinas. Na Ecologia e nas Ciências Naturais, a resiliência era tradicionalmente entendida como uma propriedade que permite que um sistema recupere o seu estado anterior depois de sofrer um choque. O Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas define resiliência como “a capacidade de um sistema e respetivos componentes para antecipar, absorver, acomodar ou recuperar dos efeitos de um evento perigoso de forma atempada e eficiente.” A resiliência social, um conceito afim, é definida como a capacidade dos indivíduos ou grupos para garantir resultados favoráveis em novas circunstâncias e, se necessário, por meios diferentes.

A abordagem do desenvolvimento humano à resiliência centra-se nas pessoas e respetivas interações, onde o poder e a posição social constituem fatores importantes.
A resiliência tem de ser reforçada a nível tanto dos indivíduos como da sociedade, no que se refere às suas capacidades individuais e às suas competências sociais.

Dadas as nossas estruturas sociais, algumas pessoas enfrentam escolhas e capacidades limitadas. A resiliência humana implica a remoção das barreiras que retiram às pessoas a sua liberdade de ação e implica também permitir que os grupos desfavorecidos e excluídos expressem as suas preocupações, sejam ouvidos e sejam agentes ativos na construção dos seus destinos.” PNUD RDH 2014



Vulnerabilidades e Resiliência

  " A vulnerabilidade ameaça o desenvolvimento humano—e, a menos que seja abordada de forma sistemática, mediante a alteração das políticas e normas sociais, o progresso não será nem equitativo nem sustentável.
·A vulnerabilidade no ciclo de vida, a vulnerabilidade estrutural e insegurança pessoal são
fontes determinantes de privação persistente - e devem ser consideradas para se garantir o desenvolvimento humano e a sustentabilidade do progresso.
 As políticas de combate à vulnerabilidade devem prevenir ameaças, promover capacidades e proteger os indivíduos, especialmente os mais vulneráveis.
Assiste a todos o direito à educação, cuidados de saúde e outros serviços básicos. A concretização deste princípio de universalidade na prática exige atenção e recursos específicos, em particular para os pobres e outros grupos vulneráveis.
Uma proteção social universal forte não se limita a aumentar a resiliência individual - pode desenvolver também a resiliência da economia no seu conjunto.
 As vulnerabilidades são cada vez mais globais na sua origem e impacto, requerendo ação coletiva e melhor governação internacional.

É necessário um esforço global tendente a assegurar que o processo de globalização avance e proteja o desenvolvimento humano - a aplicação de medidas nacionais tornar-se-à mais fácil se existirem compromissos globais e estiver disponível apoio global."

Lê o resumo do Relatório de Desenvolvimento Humano aqui: Relatório PNUD 2014      

1- Para ti, o que é resiliência?
2- Explica por palavras tuas o que é a vulnerabilidade.
3- Explica a escolha desta imagem para introduzir o conceito de resiliência.
4- Constrói um texto onde utilizes estes dois conceitos a negrito e os seguintes: riscos, ambiente e direitos humanos.







Sem comentários:

Enviar um comentário